TAG: Alfabeto Literário
























Esse final de semana recebi uma TAG do blog Café com Leituras que achei super criativa!
Quero agradecer a Neriana pela indicação, fiquei super lisonjeada e muito feliz pela surpresa.
Vamos a TAG?
Obs: Uma boa ideia é gravar essa TAG em vídeo, como minha câmera não chegou ainda não pude fazer isso mas quem quiser sinta-se convidado.

 As regras da TAG são:
"Você deve escolher cinco letras aleatórias e mandar uma sequência diferente para cada blog que você indicar, o blog que receber a TAG deve escolher cinco livros que comecem com as letras que foram indicadas (os artigos não contam! Então se o nome do livro for "O trio" a letra considerada será T), o número de blogs indicados depende de cada um, na ausência da letra indicada o espaço fica em aberto, mas na ausência de todas elas, o blog pode fazer sua própria lista."
A TAG não deixou claro quais livros escolher e o que escrever sobre eles, seguindo modelo de outros blogs vi que as pessoas estão selecionando só os livros que tem e colocando uma mini sinopse.
Também não delimitou quantos blogs podem ser indicados, por isso escolhi meu número favorito: sete :)

 A sequência de letras que ganhei foi:  G - M - O - P - L


{G} Guerra e Paz - Lev Tostói


Com centenas de personagens e mais de mil páginas na versão original, Guerra e paz é considerado um dos maiores romances da história. O enredo deste clássico da literatura russa se passa durante a campanha de Napoleão na Áustria, e descreve a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada, compreendendo o período de 1805 a 1820. Guerra e paz retrata ainda o preconceito e a hipocrisia da nobreza, e também suas tradições religiosas, ao lado da vida cotidiana dos soldados e dos servos.Ambientado na Rússia do início do século XIX, o romance lida com temas essenciais à vida contemporânea: a guerra e a paz.



{M} Mrs. Dalloway - Virgínia Woolf















Considerado uma obra-prima, Mrs. Dalloway conta uma história das mais simples, que poderia ser resumida de forma banal na expressão "um dia na vida de uma mulher". Através da percepção do que se passa em torno e dentro de Clarissa Dalloway, Virginia Woolf escreveu, na verdade, a história da crise de um indivíduo, de uma classe, de uma sociedade e a do próprio romance.




{O}  Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.



{P}  Perfume, O - Patrick Suskind

Em Paris, no ano de 1738, nasceu Jean Baptiste Grenouille. Filho de uma feirante, ele veio ao mundo em uma barraca de peixe na cidade mais suja e mal cheirosa do mundo ocidental no século XVII. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida - ao mesmo tempo em que não tinha nenhum cheiro, ele era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Mas Grenouille, um personagem amoral, não ambiciona a fama ou a fortuna que sua habilidade poderia lhe proporcionar, mas um poder maior sobre as pessoas, baseado na sedução dos odores sobre a alma humana. Assim, Grenouille dedica-se obsessivamente, e sem recuar diante do crime, à preparação de um perfume irresistível, que permitisse conquistar e dominar qualquer ser humano.



{L}  Lolita - Vladimir Nabokov

Irreverente e refinado, este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada, uma autópsia implacável do modo de vida americano. De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. A química se faz e dá origem a uma obra-prima da literatura do nosso século. 'Lolita' é chocante, desafia tabus, escandaliza. O livro foi incorporado ao imaginário coletivo da modernidade, e até o nome da personagem tornou-se um substantivo corrente, provas do alcance e da genialidade do autor






Blogs indicados para responder:  

Procurei em Sonhos T - F - V - I - X
Blog da Ruiva Z - M - C - B - E
Oi Carolina H - J - K - L - A
Minha Ladainha A - S - D - F - G
Coma Alcoólico Y - U - I - O - P
   Páginas em Preto Q - W - E - R - T
   Tecido Doce O - G - R - C - S






18 comentários :

  1. Amei as escolhas de livros que você fez! Só clássicos maravilhosos! Amo, amo de paixão Orgulho e Preconceito, tanto que Lizzy será o nome da minha segunda filha...rs, mas acho que vou reescreve-lo, não gosto do fato de ter 2 Z's e do Y... hahahah, prefiro Lizie, meio "Afrancesado", mas gosto!

    :**

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, e que bom que você achou alguém para fazer o layout, tomara que fique lindão e do jeito que você quer!

    :**

    ResponderExcluir
  3. Que tag legal, muito bacana a ideia :D
    Eu não conheço nenhum desses livros que você indicou, mas já gostei de todas as tuas resenhas e fiquei com muita vontade mesmo de ler o Lolita! HUAHUA

    ResponderExcluir
  4. Awwwn, fiquei super com vontade de fazer, só não faço ideia de quando. Meu blog tem toda uma programação e estou em uma boa fase de inspiração, então estou praticamente enlouquecendo, mas eu vou fazer. Amo quando lembram de mim e me indicam para uma tag ou selo ou afins.
    E gostei dos livros que você escolheu, gostei bastante. Queria ler Orgulho e Preconceito ( é, ainda não li), porém lerei. Vou ler vários clássicos na faculdade, então, isso me anima bastante!! *_*
    Só vai ser difícil achar livros com essas letras que vc me deu. rsrsrsrs

    Enfim, é isso! Vou mandar um email pra vc como resposta da tua pergunta lá no blog, ok?
    Beijos
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Nahim...adorei as respostas da sua TAG! Quero muito ler Orgulho e Preconceito. Tenho aqui em casa, mas ainda não puder ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Amei essa tag!
    Fiquei muito feliz pela indicação.
    Sobre os seus livros, dois deles estou desejando ler: Orgulho e Preconceito e, Lolita.
    Os demais não conhecia, mas fiquei curiosa. Colocarei na minha wishlist.


    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir
  7. Pra começar, adorei o novo visual do Vitrô. Sério, as vezes dá vontade de procurar algum curso pra aprender a fazer essas coisas sozinha!
    Depois, eu adoro livros e ler, e quando vi o nome do Coma Alcoólico na lista de indicados, meu coração acelerou rs ^^
    Valeu por me indicar, e com certeza vou fazer a Tag lá c:
    Beijos

    http://comalcooolico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai que legal essa tag! Eu não serviria pra responder porque li pouquissimos livros, não tenho uma certa cultura sabe hahaha.. Claro que pode mudar a foto flor!!

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  9. Ahh que demais!
    Muito obrigada por me indicar, Liz!
    O difícil acho que vai ser a letra "z", não me lembro de nenhum livro que eu tenha com essa letra :(

    Eu ganhei de aniversário "Orgulho e Preconceito", estou super ansiosa para ler!!!

    ps: eu não achei o seu e-mail para entrar em contato sobre o 6 on 6. Você pode me enviar um para: contato@blogdaruiva.com ?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Lizzz *_* Adorei o novo visual do blog, de verdade!
    Lolita é um dos meus livros preferidos, e fiquei contente em saber que ele fez parte da sua listinha hihi ^^
    Obrigada pela indicação, na próxima postagem eu faço ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Caraca, não li nenhum dessa lista. Ando muito atrasada, rs. O "Orgulho e preconceito" eu sei a história só de ler um trecho aqui e acolá e ver pedaços do filme. :/ Triste isso, eu sei. haha

    ResponderExcluir
  12. Bem diferente essa tag, primeira vez que vejo essa. Acho que não teria '' ideias '' para responde-la, acho eu que sempre leio os mesmos livros. Desses, acho que só ouvi falar do Lolita, ainda sim nem sei se é do mesmo escritor, mas sempre tive vontade de ler. XOXO
    fairiesdancing (.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. que livros difereeeeentes *-* já vi o filme do "Orgulho e Preconceito." :3

    http://phora-do-ar.blogspot.com.br/2013/05/longboard-pra-quem-sobe-paciencia-pra.html - pras lindas e estilosas que curtem coisas diferentes <3

    Beeijos e fiquem com Deus :*

    ResponderExcluir
  14. Oi! Conheci seu blog pela lista do Amigo Oculto! Adorei, estou seguindo!

    Adorei suas escolhas, mas os unicos que já li daí foram Orgulho e preconceito e Lolita!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Liz, achei seu blog muito fofo. Participo do amigo secreto.
    Gosto de assistir os vídeos com essa tag, é muito legal.
    Orgulho e Preconceito - Jane Austen, ótima escolha. Já ouvi falar da autora, Virgínia Woolf, mas nunca li nada dela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem?
    Ainda não li nenhum desses livros..rsrs..mas estou lendo um da Jane Austen e gostando bastante.
    Participo do amigo secreto, e vim fazer uma visitinha :)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Só livro 5 estrelas, quanta classe literária nesse alfabeto literário. =)

    Milhões de beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita